domingo, 31 de janeiro de 2010

VERÃO

CUIDADOS NO VERÃO
     O verão é uma época onde os animais merecem cuidados com a sua saúde, entre eles estão horários de passeio, controle de ectoparasitas, banhos, tosas (difilmente um proprietário de galgo afegão o tosará), alimentação leve e balanceada e atenção aos problemas demartológicos.
     Embora o pelo do cachorro evite os efeitos primários do sol, seu sistema térmico não o protege do escesso de calor, que pode até matá-lo
     Ao contrário do ser humano (e outros mamíferos) os cães não transpiram pela pele, e sua em pequenas quantidades, esse suor não tem função regulatória da temperatura; quando eles precisam perder calor o fazem através da aceleração da respiração (ficando ofegantes, como se estivessem cansados). As glândulas sudoríparas exócrinas do cão estão localizadas na ponta do focinho, narinas, entres os dedos e na planta das patas, os coxins.
     Ao animal ofegar, permite maior entrada de ar fresco, que se põe em contato com a rede vascular pulmonar e esfria o cão. O problema começa quando o cachorro se encontra num espaço reduzido e aquecido, como caixas de transporte ou carros, ainda que este esteja com a janela entreaberta, pois o ar que inspira já estará aquecido próximo a temperatura do sangue do animal, elevando usa temperatura corporal.
     Quanto a exposição a radiação solar, o melhor horário para os cães realizarem as atividades, como passeios e caminhadas, se dá antes das 10h e após as 17h, evitando assim, riscos de hipertemia e queimadruas nos coxins.
     Hipertermia é a elevação da temperatura corporal acima da faixa normal (no cão fica entre 38° - 39°C); a temperatura do cão sobe rapidamente até os 42°C. O cachorro começa a salivar, produzindo uma baba muito espumosa que acelara a desitratação, as mucosas passam rapidamente do vermelho escuro a um azul "preocupante". A congestão ou edema pulmonar, que são as principais consequências do calor excessivo, exigem que se intervenha rapidamente. O cão pode entrar em estado de choque, chegar ao coma ou ter lesões irreversíveis, quando não à morte.
     Encerrando esta postagem, os cães precisam de muitas sombra e água fresa. Nunca deixe seu animal de estimação exposto ao sol por muito tempo, PRINCIPALMENTE NO VERÃO. Cuidado redobrado com os galgos afegão de pelagem mais claras.
    Lembre-se carros abafados é a principal causa de insolação, mesmo estando em movimento, verifique se o animal não está ofegante e babando. Em longos trajetos, a melhor maneira de evitar problemas é fazer paradas periódicas (de 2 ou 3 horas) para hidratá-lo; já para trajetos menores (curtos) o ideal é levar um borrifador com água e borrifar diretamente na boca do cachorro.
    Já que estamos falando de cuidados no verão, quanto a praia o ideal é não levar por vários fatores, mas acaso seja inevitáve,l levá-los somente até as 10:00hrs ou no finalzinho do dia E debaixo do guarda-sol!
...



afghan hound .

Nenhum comentário:

Postar um comentário