segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O BANHO

      Apesar de parecer divertido para o dono dar banho em seu pet e, por vezes, divertido até mesmo para o animal, há uma série de cuidados antes de submeter o bichinho a uma boa chuveirada. O tamanho do pelo, a frequência com que ele sai de casa, o lugar que o animal vive (casa ou apartamento) e até o ciclo menstrual das cadelas devem ser levados em conta. Tudo isso para evitar que o animal desenvolva problemas mais graves como alergias, otites, resfriados, coceiras, mofo no pelo, entre outros.
     Aparentemente simples, dar banho em um cão nem sempre é a atividade preferida para os donos de primeira viagem. Sem contar nos cães que fogem da água e sabão só de ouvirem falar em chuveiro. Pensando justamente nisso, o site americano petplace.com listou uma série de dicas úteis para animais de todas as idades e tamanhos. Um dos pontos observados pelos especialistas é quanto ao tamanho do pelo.
     Em estações mais quentes como o verão e primavera, também é importante lembrar que os banhos devem ser mais frequentes, para refrescar o calor, porém, a temperatura da água deve permanecer morna, nunca totalmente fria. Já em filhotes, o ideal é lavá-los depois de quatro semanas de vida, e evitar correntes de vento ou deixá-los expostos durante o banho. Isso porque seu sistema imunológico ainda é frágil, facilitando a permanência de algum vírus oportunista, por exemplo.
      Na hora de desembaraçar os pelos, procure penteá-los no sentido do crescimento, sempre com cuidado, para não quebrá-los. Garanta que o pelo não fique úmido, podendo causar mofo e cheiro ruim. Outro ponto importante é completar a higienização cortando as unhas e limpando as orelhas e os olhos do animal. Isso porque água no ouvido pode gerar incomodo e infecções, e resíduos do xampu e sabonete podem agredir a pele sensível dos pets. Por isso, é extremamente importante a utilização de produtos de qualidade e específicos para bichos.

Michelle Barcellos e sua galgo afegão Aisha

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário