quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SARNA DEMODÉCICA CANINA

   NÃO É O OBJETIVO DO BLOG FALAR SOBRE PATOLOGIAS E AFINS EM GERAL...MAS DEVIDO AO GRANDE NÚMERO (E CADA VEZ AUMENTA MAIS) DE CANIS VENDENDO ANIMAIS NÃO SADIOS, PRINCIPALMENTE CANIS DE AFGHANS HOUND E NÃO É POR FALTA DE INFORMAÇÃO OU CONHECIMENTO TÉCNICO QUE ISTO VEM OCORRENDO, POIS EM SUA MAIORIA OS PROPRIETÁRIOS SÃO DITOS "MÉDICOS VETERINÁRIOS".

   NÓS DAS ÁREAS EM CIÊNCIA ANIMAL (biologia, zootecnia, medicina veterinária, etc) LUTAMOS TODOS OS DIAS PARA A ERRADICAÇÃO E/OU CONTROLE DE MUITAS PATOLOGIAS FICAMOS INDIGNADOS COM AS ATITUDES CHEIAS DE FALTA DE ÉTICAS DE CERTOS CRIADORES QUE PELA GANÂNCIA POR DINHEIRO/LUCRO, AGEM DE MÁ FÉ COM SEUS CLIENTES, ISSO SEM LEVAR EM CONTA A EXPLORAÇÃO NÃO RACIONAL DE SEU REPRODUTORES/MATRIZES (machos/fêmeas) E DE SEUS PRODUTOS (filhotes) SEM LEVAREM EM CONSIDERAÇÃO  QUE ESTÃO LHE DANDO COM VIDAS, NÃO HUMANAS MAS VIDAS, DAS QUAIS ENCHEM SUAS MESAS DE ALIMENTO E PAGAM SUAS CONTAS, POIS ESSES ANIMAIS AO MANIFESTAREM OS SINTOMAS CAUSADOS PELO PARASITA SOFREM LITERALMENTE NA PROPRIA PELE A INCOPETÊNCIA DESSES "pROFISSIONAIS".

   [A demodicose é uma enfermidade decorrente dos cães que se caracteriza por reação cutânea inflamatória manifestada por duas condições principais e obrigatórias: a presença de uma quantidade supranormal de ácaros Demodex canis e um estado de imunodeficiência no animal; sendo ele um ácaro escavador, habita na camada da pele conhecida com derme pode ser encontrado no interior dos folículos pilosos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas apócrinas cutâneas. Sobrevive alimentando-se do conteúdo das células epiteliais e sebo do folículo piloso.
   Existem 2 formas de demodecicose: a localizada (escamosa) e a generalizada (pustular):

Localizada
.
   A demodicose localizada é a forma mais comum da doença, freqüentemente ocorrendo na época em que o cão está se aproximando da puberdade. Nessa fase, provavelmente devido a diversas alterações fisiológicas, o ambiente cutâneo fica mais favorável à proliferação do ácaro.

   A recorrência da infecção na fase adulta também poderá acontecer se houver falha no tratamento da doença na forma localizada. Cães adultos, talvez por pré-disposição genética, podem manifestar a forma localizada da doença durante períodos de estresse ou quando há supressão do sistema imunológico.
   Quando os animais passam esta fase de desenvolvimento e crescimento, ficam mais imunocompetentes. Sendo assim, as ocorrências de demodicose localizada raramente se apresentam, pois a pele desenvolve imunidade e proteção local, tornando-se um habitat desfavorável à reprodução de ácaros, se um cão jovem, infectado pela mãe durante a amamentação, não for capaz de eliminar os parasitos, poderá continuar com a infecção, quando adulto

Generalizada

   A demodicose generalizada é uma das mais severas dermatopatias caninas, podendo até ser letal.
   A demodicose raramente ocorre no cão adulto, ocorrendo mais em animais jovens, entre 3-18 meses de idade. No cão adulto, às vezes é observada em animais que tiveram ocorrência branda da sarna quando jovens, mas sem diagnóstico ou sem resolução da doença. A doença tem sido observada em idade mais tardia, como em animais entre 10-14 anos de idade. Nesses casos a derme do cão, que tolerou e controlou a presença do parasita durante anos, reduzem a capacidade de controlar o numero de ácaros, provavelmente por alguma doença interna, neoplasia maligna ou uso contínuo de drogas imunossupressoras.

   Na forma generalizada da doença surgem diversas lesões na cabeça, patas e tronco. Os ácaros, em grande quantidade, se desenvolvem no interior dos folículos pilosos, causando alterações seborréicas, foliculite, e manchas aparentes na pele.

   Em geral, o acarino está associado com a bactéria Stphylococcus aureus, que pode ser a causa real da sarna, sendo que os ácaros apenas criam as condições necessárias para o desenvolvimento da bactéria. Outras bactérias podem crescer debaixo das crostas e nos folículos. O Pseudomonas aeruginosa causa severas complicações piogênicas e é especialmente refratária, quando associada à pododemodicose. O Proteus mirabilis é outro sério invasor bacteriano secundário nos episódios de sarna demodécica generalizada.

Pododermatite demodécica
   Também há a forma de pododermatite.

   Esta forma da doença ocorre nas extremidades dos membros do animal, sem que ocorram lesões generalizadas. Podem-se observar lesões digitais e interdigitais, susceptíveis às piodermites secundárias. Em alguns cães, a pododermatite demodécica pode cronificar, tornando-se extremamente resistente à terapia. A dor e o edema são aflitivos para cães de porte grande.

   Principalmente por se tratar de uma enfermidade muito séria, nesse post não haverá nenhuma menção à tratamentos, diagnóstico e prognóstico, pois um médico veterinário experiente, de confiança, e reputação incorruptível deverá ser consultado para que se possa fazer o tratamento e acompanhamento adequado ao quadro clínico em que o animal se encontrar.
   Ah! caso não tenha ficado explícito a infecção pelos ácaros se dá pelo contato íntimo e prolongado entre o filhote (neonatal) e a mãe durante a amamentação. Por essa parasitose não apresentar cura total, apenas controle da infecção a niveis mínimos, animais que forem positivos pra demodecicose nao devem ser cruzados e o ideal é a castração dos mesmo para que se evite a transmição dos ácaros.
   Animais tratados podem levar uma vida sadía e normal de afeto e carinho com seus donos e com outros animais.] [fonte: CONTE, A.P. 2008.].



galgo afegão (fêmea com 5 meses) com demodecicose

4 comentários:

  1. QUE HORROR ESSA DOENÇA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. ei tem alguem aí????????? me ajudem por favor...tenho uma cadela srd, esta acometida de cancer de mama, de 2 semanas pra cá ela piorou muito, apareceu um inchaço aparentando uma
    (massa)com uma coloraçao esverdeada e muito fétida. não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  4. caro Anonimo, o correto é tú levares sua cachorra em um médico veterinário.
    Abraços.

    ResponderExcluir