sábado, 27 de junho de 2009

CLONAGEM CANINA

Snoopy, você conhece: é o cachorro do Charlie Brown, um beagle que tem como melhor amigo um pássaro chamado Woodstock. Mas será que já ouviu falar no Snuppy (repare na grafia diferente do nome)? É provável. Esse simpático filhote da raça galgo afegão virou notícia. Adivinhe por quê!
Esse filhote de galgo afegão (nascido em 24 de abril de 2005) é o primeiro clone de cachorro do mundo. Ele nasceu graças ao trabalho de uma equipe formada por um pesquisador dos Estados Unidos e por cientistas da Coréia do Sul – tanto é que seu nome é uma abreviação da frase “filhote da Universidade Nacional de Seul” (SNU-Seul National Universit + PPY- puppy = filhote na lingua inglesa). “Nós quisemos dar ao cachorro um nome que representasse algo”, disse Woo-Suk Hwang, que liderou o grupo de cientistas.
Para que um cachorro com as características de Snuppy nascesse, era preciso fazer algo diferente. A equipe do cientista Woo-Suk Hwang usou, então, a técnica que deu origem ao primeiro clone do mundo: a ovelha Dolly.
Os pesquisadores coletaram células-ovo de várias cadelas. A seguir, removeram o núcleo de cada uma e o substituíram pelo núcleo retirado de células da pele de um galgo afegão adulto (Tai). Formaram então mais de mil embriões. Todos eles foram transferidos para 123 cadelas. Somente três delas, no entanto, ficaram prenhas, de fato. E apenas duas conseguiram levar a gestação até o fim. Snuppy nasceu de uma cadela da raça labrador. Um outro filhote – chamado NT-2 – nasceu de uma cachorra vira-lata, mas morreu, com 22 dias de vida, de pneumonia.
Durante um período, o especialista acompanhou Snuppy em laboratório e monitorou as diferenças de comportamento em relação a Tai.
a) Tai e Snuppy -- b)Snuppy e sua mãe de aluguel

Antes de Snuppy, diversos animais já haviam sido clonados pelos cientistas: ovelhas, ratos, vacas, porcos, coelhos, gatos... Demorou para que os cachorro entrassem nessa lista porque as células-ovo desses animais são lançadas do ovário – o local onde ficam guardadas – mais cedo do que em outros mamíferos e quando ainda não estão completamente maduras. Os pesquisadores liderados por Woo-Suk Hwang mostraram que a clonagem desses bichos é possível, mas pouco eficiente. Afinal, todo o trabalho resultou em um único clone sadio: Snuppy. O projeto contou com a participação de 45 cientistas, entre eles Beyonchun Lee, um dos principais pesquisadores da companhia RNL Bio, baseada na Califórnia.
No ano passado (2008), Snuppy envolveu-se no primeiro caso de reprodução entre cães clonados, depois que seu esperma foi usado para fertilizar duas fêmeas clonadas. A inseminação deu origem a 10 filhotes, nove dos quais sobreviveram. De acordo com Jin Hang-hong, diretor de planejamento estratégico da RNL Bio, Snuppy está em "perfeita saúde.
filhos de Snuppy

Snuppy hoje em 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário